Oficina Virtual



Bem-vindo(a) à oficina virtual do grupo Pego no Ato!
Hoje vamos falar sobre documentos forjados.

Nossa inspiração inicial para essa oficina veio de um caso notório: a carta forjada por Andressa Wagner, secretária do pai do menino Bernardo, passando-se por Odilaine Uglione, a mãe (perito confirma que a suposta carta de suicídio foi escrita pela secretária). A falsificação foi descoberta com uma análise das características da caligrafia e foi questionada a semelhança da assinatura da carta com a do documento de identidade de Odilaine (MP avalia pedido de reinvestigar morte da mãe de Bernardo). Desse documento de identidade surgiu a ideia de analisar documentos de identidade para verificar a autenticidade desses.
(Clique aqui para saber mais sobre fatores que interferem na autenticidade dos documentos)



Antes de começarmos, é preciso que você aprenda um pouco sobre alguns conceitos básicos da arquivologia.
Atividade 1

Nossa atividade principal consiste em avaliar três documentos de identidade. Se você desejar, pode dar uma olhada nesse material que aborda formas de identificar um documento de identidade falso antes de analisar essas três carteiras de identidade.


Pronto? Ok! Agora é Hora de avaliar os documentos! Você acha que eles são verdadeiros ou falsos? E por quê?







E aí? Qual foi o seu palpite?

Acredite ou não, as duas primeiras são verdadeiras e a terceira é falsa. A primeira, apesar de verdadeira, faz parte de um lote de documentos emitidos em um suporte (material) de qualidade muito ruim, fazendo com que ele fique manchado como está.
(Clique aqui para saber mais sobre como o suporte influencia a autenticidade dos documentos)
No entanto, a presença do código feito com furos no papel e das informações da parte interna do documento ajudam a comprovar sua autenticidade, bem como a da segunda carteira (que não está com o material prejudicado).
(Clique aqui para saber um pouco sobre como a ausência de alguns fatores influenciam a autenticidade dos documentos)
Já a terceira é uma cópia plastificada, o que impossibilita uma avaliação mais minuciosa dos furos e de quaisquer informações na parte interna.
(Clique aqui para saber mais sobre documentos falsificados e as consequências de produzi-los)

Atividade 2

Essa atividade secundária consiste em avaliar se um ingresso de cinema emitido via internet é verdadeiro ou não. O que você acha? E por que?


Qual foi a sua opinião?


Pois eu te digo que esse ingresso é falso. Não há nada mais simples do que mudar as informações de um ingresso usando qualquer editor de imagens, e foi isso que foi feito com esse documento. Sem o reconhecimento de que a leitura do código de barras corresponde à informação escrita, o código pode ser de qualquer coisa (ou simplesmente de outro filme, como é o caso). E é raro vermos leitores de código de barras na entrada dos cinemas, não é?

(Clique aqui para saber mais sobre documentos cuja autenticidade é difícil de comprovar)
Parabéns!

Você concluiu quase toda essa oficina! Agora só falta seu certificado de participação...


Vamos supor que você recebeu esse certificado com o seu nome, carimbado e assinado por nós do Pego no Ato. O que ele representa nas perspectivas diplomática e tipológica e em se tratando do seu fundo pessoal?
(Clique aqui para saber sobre problemas trazidos por irregularidades nos sinais de validação)


Você pode encontrar informações e recursos adicionais nos links a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário